top of page
  • rochaea

A Terapia Cognitivo Comportamental


A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) tem como pressuposto a influência mútua entre os pensamentos, as emoções e os comportamentos. A teoria expõe que os pensamentos que temos sobre os eventos que ocorrem em nossas vidas tem grande força em influenciar nossas emoções e comportamentos.


Por exemplo, ao realizar uma prova (evento) as pessoas podem pensar que irão conseguir realizá-la ou não (pensamentos). Esses pensamentos então tem forte influência sobre as emoções, aqueles que acreditam na própria capacidade irão se sentir confiantes e aqueles com dúvidas poderão ansiar (emoção) o momento da prova. O foco desta terapia está em identificar os pensamentos que podem estar enviesados, ou seja, aqueles pensamentos que não são necessariamente verdadeiros, mas que são suficientemente fortes para influenciar nossas emoções. Através de técnicas que contribuem para identificação desses pensamentos o terapeuta e o paciente passam a questioná-los e reestruturá-los para que sejam mais adequados à realidade da pessoa.


Além disso, a TCC também foca nos comportamentos dos pacientes. Alguns comportamentos podem estar contribuindo para a manutenção destes pensamentos indesejáveis. No exemplo anterior a pessoa que se sente insegura em relação a prova pode evitar (comportamento) sua realização e assim fortalecer a ideia de que não é capaz. Através de estratégias comportamentais e de regulação emocional a TCC procurar contribuir na reestruturação destes pensamentos.


O diferencial desta abordagem é a atuação conjunta entre o terapeuta e o paciente. É caracterizada por um processo colaborativo onde os dois têm como objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente. Estudos na área da TCC destacam sua evidência para diversas questões psicológicas como por exemplo a ansiedade e depressão.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page