O Sigilo na Terapia
- rochaea
- 7 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
A primeira etapa em uma terapia é assegurar a quem a procura da segurança das informações que serão expostas. Sabe-se que se abrir para alguém gera insegurança e medo, além disso as pessoas se sentem expostas. Frente a esses receios é de extrema importância que o paciente tenha ciência sobre o Código de Ética do Psicólogo, que em seu artigo 9º informa:
Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.
É exigido do profissional o sigilo das informações levadas à terapia, isso assegura o paciente a possibilidade de tratar sobre questões pessoais de maneira mais tranquila e segura. É um contrato de confiança entre paciente e terapeuta. Além disso, o paciente está assegurado pelas leis que regulamentam a profissão vistas nos Conselhos Regionais de Psicologia.

A ação de poder olhar para dentro de si e falar com o terapeuta exige coragem e é extremamente reconhecida como tal. Agora sabendo do Código de Ética há mais um recurso para trilhar esse caminho de maneira segura e confiante. Sabendo disso se permita olhar para dentro de si e agende uma sessão.
Comments